Se você ainda usa uma lâmpada somente como ferramenta para acabar com a escuridão, sentimos te dizer, mas está deixando de explorar todo o potencial dessa tecnologia.
Já faz muito tempo desde o descobrimento da lâmpada elétrica por Thomas Edison e, de lá para cá, muita coisa mudou. Os hábitos humanos mudaram, novas tecnologias surgiram e, com isso, novas necessidades. Com a iluminação não seria diferente.
Se antes a luz artificial servia, basicamente, para nos iluminar durante as noites, hoje, ela desempenha diversos outros papeis, inclusive o de promover experiências sensoriais únicas. Ou vai me dizer que você nunca foi impactado pelos jogos de luzes coloridos muito comuns em festas e shows? É tudo luz!
Agora, partindo para um lado mais profissional, já existem empresas que se dedicam totalmente a projetos luminotécnicos, como a Oplus LED, que aproveitam todo o potencial da iluminação de forma criativa, promovendo sensações e emoções diferentes, conforme cada objetivo.
Uma das principais maneiras de transformar a iluminação em uma experiência é por meio da variação da temperatura de cor das luminárias. As cores têm o poder de afetar diretamente o humor das pessoas e nas sensações do ambiente em que se encontram. Os tons mais quentes, como o amarelo, por exemplo, podem criar uma atmosfera acolhedora e aconchegante (muitas vezes usados em residências, restaurantes e hotéis), enquanto cores mais neutras e frias, como os mais próximos do branco neutro e azuladas, estão relacionadas a produtividade num ambiente de trabalho, por exemplo usadas em escritórios e fábricas. Além disso, a combinação de diferentes cores, pode criar efeitos visuais surpreendentes, muitas vezes em lojas e supermercados, que expõem seus produtos, e dão preferência pela identificação das diferentes cores do seu portfólio.
A intensidade da iluminação também pode criar uma atmosfera única, como adquirir um tom dramático para o ambiente ou direcionar a atenção para um ponto específico do espaço. Com os sistemas de iluminação com automação, também é possível criar sequências de luzes que mudam de cor e intensidade de forma sincronizada, criando uma sensação de movimento e transformação no espaço, muito utilizadas em instalações artísticas, criando um ambiente envolvente e lúdico.
A iluminação também pode ser utilizada para destacar elementos específicos de um ambiente, como obras de arte ou produtos expostos na vitrine de uma loja, direcionando toda a atenção do cliente para o item destacado, usando ângulos de abertura mais fechados.
Empresas como a Oplus LED, têm a capacidade de criar projetos únicos e personalizados conforme cada objetivo, explorando todas as possibilidades que a iluminação oferece, transformando uma simples luz em uma verdadeira experiência cheia de emoções.